Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Representantes do CRCSC se reúnem com a Secretaria da Fazenda para apresentar sugestões à desburocratização


Data: 27 de outubro de 2023
Fotos: Reprodução/Internet
Créditos: Bianca Backes


Integrantes de entidades representativas da classe contábil se reuniram na tarde desta quinta-feira (26) com servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de SC (SEF), para tratar de sugestões de melhorias envolvendo obrigações com o Fisco. Representaram o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) no encontro o vice-presidente Técnico da entidade, Roberto Aurélio Merlo, que coordena este grupo, o vice-presidente de Fiscalização, Lecir Ghisi, e os integrantes da Comissão Técnica de Contabilidade para propor ações e soluções de simplificação e desburocratização junto à SEF/SC, contadores Willian Schmitt e Maria Claudia Hoepers.

 

Foram tratados temas que impactam na rotina dos profissionais da contabilidade, como ADC 49 (que trata da transferência de ICMS entre Filiais em outros estados), exigências do Código de Benefício Fiscal (cBenef), DTEC (meio de comunicação do Fisco com os profissionais da contabilidade) e SAT (sistema de consulta de débitos tributários e pendências do ICMS).

 

“Foi um encontro, como sempre, muito produtivo, onde apresentamos dúvidas, questionamentos dos profissionais e sugestões de melhorias aos sistemas e processos. Os técnicos da Fazenda têm sido receptivos aos pleitos e procuram entender as situações e procurar soluções conjuntas”, explica Merlo.

 

O grupo se reúne a cada dois meses e tem como objetivo levar ao debate os temas que são relevantes aos profissionais de Contabilidade de Santa Catarina. Nos encontros, as entidades apresentam as dificuldades, questionamentos e sugestões que recebem de suas bases.

 

Quem participa - Além do CRCSC, participaram do encontro representantes da Fecontesc, do Sescon SC, do Sescon GF, do Sescon Sul e do Sescon Blumenau.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados