CRCSC lança Confraria Mulheres da Contabilidade em Palhoça, na Grande Florianópolis

Data: 19 de outubro de 2023
Fotos: Claudia Antunes
Créditos: Bianca Backes

Um espaço para que mulheres que atuam como profissionais e empresárias da contabilidade possam compartilhar, aprender, ensinar, colaborar umas com as outras: foi lançada, na noite desta quarta-feira (18), a Confraria Mulheres da Contabilidade em Palhoça. O evento, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, foi prestigiado por dezenas de profissionais e empreendedoras, que assistiram à palestra “Conectar para Liderar”, da coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e conselheira do CFC, contadora Marlise Alves.

A palestrante destacou que relatórios recentes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de julho de 2022, e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de março de 2023, revelam que tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal, as mulheres ainda enfrentam mais dificuldades e ameaças, como desemprego, remuneração inferior e violências. Por isso, frisou a necessidade das mulheres se posicionarem nos espaços públicos e privados, para que possam alcançar seus objetivos.

“Precisamos desenvolver, entre nós, umas com as outras, comportamentos como empatia, confiança, cooperação, acolhimento. Fortalecer as nossas redes de contato. E com isso, assumir posições de liderança, para que possamos transformar as nossas realidades e tornar os espaços mais igualitários para as mulheres”, avaliou a palestrante.

A coordenadora da Comissão CRCSC Mulher, contadora Kátia Cilene Tavares, reforçou, em sua fala de abertura, que as mulheres precisam aprender a cuidar de si mesmas. Ela contou que, após passar por um diagnóstico, tratamento e se curar de um câncer de mama, se deu conta de que algo não ia bem na própria rotina - e passou a dar mais atenção à própria saúde física e mental.

“A gente tem que se colocar na nossa agenda. Encontramos tempo para tudo e para todos. Trabalhamos, cuidamos das pessoas, enfrentamos tripla jornada. E nos esquecemos. Não dá. Essa é uma realidade que adoece. Se não nos priorizarmos, não teremos saúde para realizar os nossos projetos, nem para apoiar ninguém”

::: CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO AQUI :::

Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), por meio da Comissão CRCSC Mulher, o projeto é pioneiro no sistema CRCs/Conselho Federal de Contabilidade - e a tendência é que inspire ações parecidas em conselhos de outros estados. Em agosto, foi lançado em Itajaí, no Litoral Norte, e será levado para outras regiões catarinenses nos próximos meses.

Participaram do encontro, ainda, a gestora da CDL de Palhoça (co-realizadora), Karen de Quadro de Medeiros, a diretora da Promoção do Comércio e Coordenadora do Núcleo Mulher CDL, contadora Maryellen Henrick Henrique e o gerente da agência Sicoob - Centro de Palhoça, Rafael Oliveira Pinto. A atividade contou com o patrocínio do Sebrae – Regional Florianópolis e do Sicoob – Agência Palhoça.

Autoras e livros - Durante o evento, também foi lançado, com sessão de autógrafos, o livro de poesias ‘Rascunhos Encadernados’, da funcionária do CRCSC Sueli Dutra. A obra reúne textos escritos pela autora ao longo da vida, desde a adolescência, com versos que retratam diferentes experiências da escritora. Dois exemplares foram sorteados às participantes. A palestrante Marlise Alves também sorteou dois livros: ‘GPS da Evolução Financeira: segredos para um caminho de prosperidade’, de sua autoria, e a obra “Contabilidade em múltiplos olhares: elas em movimento”, que reúne artigos de contadoras de todo o país e que é coordenada por Marlise.