Responsáveis Contábeis junto ao Sistema Tributário de Florianópolis devem atualizar cadastro no CRCSC até o dia 18 de setembro

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis
Data: 5 de setembro de 2023
Fotos: Bianca Backes
Créditos: Bianca Backes

A Secretaria da Fazenda de Florianópolis publicou um comunicado alertando aos responsáveis técnicos contábeis que atendem clientes da Capital, para que atualizem até o dia 18 de setembro seus vínculos junto ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). A partir desta data, haverá integração entre os sistemas para a vinculação de contadores aos seus clientes, contribuintes no sistema tributário municipal.

O objetivo é agilizar e facilitar os processos burocráticos do Executivo Municipal, já que profissionais e empresas (não apenas de Florianópolis) já têm obrigação de manter o cadastro atualizado no Conselho (conforme Resolução 343/2012 do CRCSC). Com isso, não será mais necessário atualizar a responsabilidade técnica junto à Secretaria da Fazenda de Florianópolis.

“Este é mais um passo mais para a desburocratização do ambiente de negócios em Florianópolis. Os profissionais e empresários contábeis que atendem empresas na Capital não terão mais a obrigação de atualizar dois cadastros”, explica a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Patricia Roncalio, que também é vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC.

Em teste desde julho - A mudança foi anunciada em reunião realizada no dia 31 de julho, com representantes da Secretaria da Fazenda de Florianópolis, CRCSC, SESCON/GF e diversas Organizações Contábeis. Foi realizado um teste piloto com alguns escritórios e, com o êxito da experiência, a medida passará a valer para todos os prepostos contabilistas, não contabilistas e escritórios contábeis.

TUTORIAL

Para os Contadores e Organizações Contábeis basta atualizar os cadastros de seus Clientes no site do CRCSC, nas seguintes situações:

. Transferência: quando um novo profissional ou empresa contábil solicita o aceite do anterior;

. Inclusão: quando o profissional passa a atender uma empresa ou organização que ainda não tinha contador anterior;

. Desvinculação: quando é encerrado o contrato com o cliente e o mesmo não tem um contador novo (que solicitaria a transferência).

Após isso, a Secretaria da Fazenda de Florianópolis irá receber os arquivos do CRCSC para importar para a Vinculação de Preposto Contabilista, Não Contabilista e Escritórios Contábeis. O prazo estimado para estas atualizações será semanal, reduzindo assim o tempo médio e a expectativa dos Contadores para a geração de guias e emissões de dados de seus Clientes.