Plenária do CRCSC do mês de agosto registrou ações da entidade e apresentou versão preliminar do Orçamento 2024

Data: 30 de agosto de 2023
Fotos: Cláudia Antunes Vallejos
Créditos: Bianca Backes

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, foi a responsável por coordenar a Reunião Plenária ordinária da entidade do mês de agosto, nesta terça-feira (22), na sede da instituição, em Florianópolis. No encontro, vice-presidentes apresentaram as ações realizadas pelas suas respectivas áreas aos presentes, entre eles diretores, coordenadores, assessores e outros convidados.

“Ressalto a importância desta reunião mensal e da presença de todos, inclusive da participação de profissionais da contabilidade que não ocupam cargos e funções na entidade. Este é o momento que registra e oficializa o trabalho de um mês inteiro de todos vocês. Todos empenhados em homologar decisões importantes, com zelo e responsabilidade, que refletem - direta ou indiretamente - no exercício profissional de toda a classe contábil ”, destacou a presidente, durante a apresentação das pautas.

Após a aprovação da ata, a vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais, Michele Patricia Roncalio, destacou, entre as representações da presidência e integrantes do Conselho, a consolidação do convênio entre o CRCSC e a Secretaria da Fazenda de Florianópolis - da qual é titular. Ela explicou que haverá uma integração entre os sistemas para a vinculação de contadores aos seus clientes, contribuintes no sistema tributário municipal. A novidade motivou a realização de uma campanha de comunicação para orientar que os profissionais e empresários atualizem o seu cadastro de responsabilidade técnica.

“Não faz sentido, em tempos de avanços tecnológicos, que o profissional tenha que realizar cadastros idênticos em locais distintos, como é o que estava acontecendo até então. É um retrabalho desnecessário. Queremos desburocratizar e facilitar a vida de profissionais e cidadãos”, destacou a vice-presidente do CRCSC e secretária da Fazenda na Capital, Michele.

::: CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

O vice-presidente de Administração e Finanças, Itelvino Schinaider, apresentou as ações realizadas na área e submeteu à apreciação assuntos tratados na última reunião do Conselho Diretor. O destaque foi a apresentação da versão preliminar do Orçamento 2024. A expectativa é de que seja concluído, aprovado e encaminhado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) até o dia 18 de setembro.

Destaque na auditoria - Na sequência, a vice-presidente de Controle Interno, Liliane Maria Novaes, apresentou e submeteu à apreciação as contas do mês, e relatou os resultados da reunião com a equipe de Auditoria do CFC. A presidente do CRCSC elogiou a área de Governança do conselho catarinense e destacou que foi um dos quatro melhores avaliados pelo CFC.

Os resultados das ações da Câmara Técnica do CRCSC foram ressaltados pelo vice-presidente Técnico, Roberto Aurélio Merlo, em sua apresentação. Entre eles, o atendimento a demandas da classe por parte do Fisco Estadual, em agosto.

“Temos colhido, nas visitas às bases e em eventos como o CRCSC Reconectando e Valorizando Você, com encontros em diversas regiões catarinenses, as demandas e sugestões para a melhoria dos serviços, simplificação e desburocratização das Malhas Fiscais e outros processos envolvendo a Secretaria de Estado da Fazenda. E neste mês, em uma reunião com o titular da pasta, Cleverson Siewert, tivemos o anúncio do atendimento de três questões, entre elas a dispensa da obrigatoriedade do Registro 1601 do SPED Fiscal (já formalizado em portaria), que inclusive já foi tema de uma edição da Câmara Técnica Debate, pois impactará a rotina profissional”, comemorou Merlo.

Iniciativa catarinense - Também apresentaram as ações realizadas por suas respectivas áreas o vice-presidente de Registro, Édio Silveira, o vice-presidente de Fiscalização, Lecir dos Passos Ghisi. A presidente Marisa apresentou – em nome do vice-presidente Dreone Mendes, os trabalhos da Câmara de Desenvolvimento Profissional. A Coordenadora da Comissão Nacional CFC Mulher, Marlise Alves, que participou da Plenária, pediu licença para elogiar o lançamento da Confraria Mulheres da Contabilidade do CRCSC, em Itajaí, neste mês de agosto.

“É uma iniciativa para multiplicar também em outros estados”, avaliou a representante do CFC.