Criada a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira

Data: 22 de maio de 2023
Fotos: Divulgação/CRCSC
Créditos: Bianca Backes/CRCSC e Sheylla Alves/CFC

Rendeu frutos a mobilização do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), no mês passado, para buscar apoio entre parlamentares catarinenses para um pleito de toda a classe contábil. Foi criada, nesta semana, a Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FCB), que tem, entre os objetivos, acompanhar a tramitação de proposições legislativas que sejam de interesse e/ou contribuam para a profissão no Brasil.

Na foto, a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, a vice-presidente Institucional e de Relação com os profissioanis Michele Roncalio e o ex-presidente do CRCSC e atual conselheiro do CFC Sergio Faraco em visita ao deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), em Brasília

Em comitiva liderada pela presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, em abril, um grupo de representantes da entidade havia visitado os gabinetes dos 16 deputados federais e dos três senadores da República, em Brasília, para angariar apoio. Aos que não estavam presencialmente, foi deixado o material da campanha. A pauta é uma bandeira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dos CRCs, da Fenacon e do Ibracon.

“Ao todo, 232 deputados e 13 senadores colaboraram com essa grande vitória. Só temos a agradecer, especialmente aos nossos parlamentares catarinenses”, comemorou Marisa.

Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, a iniciativa proporcionará impactos positivos e profundos na sociedade.

"Se analisarmos a história da Contabilidade, concluiremos que, em sua essência, a nossa profissão é focada e estruturada em aspectos que contribuem para a evolução de empresas e de nações. O nosso trabalho promove a transparência e a nossa assessoria apresenta horizontes mais seguros e assertivos a governos e a clientes", destacou Aécio.

O dirigente complementou dizendo que o trabalho de convergência das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público aos padrões internacionais; o que tem tornado o Brasil mais competitivo no mercado internacional, e as atividades da contabilidade pública e eleitoral. "Tudo isso promove transparência e cidadania; e as demonstrações contábeis financeiras e, atualmente, as não financeiras, que geram um diálogo claro e honesto entre empresas, acionistas, investidores e cidadãos, além de proporcionar uma mudança essencial no modo de se lidar com o meio ambiente e com os aspectos sociais", explicou.

Fortalecimento - Já o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, ressaltou que a Frente também é fruto dos esforços do Sistema CFC/CRCs e deixou registrado um agradecimento aos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), assim como para as demais entidades contábeis, como a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), o Sindicato dos Contadores de São Paulo (Sindicont/SP) e todos os parlamentares que acreditaram e auxiliaram as assinaturas para a composição da frente.

"A FPMCB foi criada com intuito de fortalecer e de defender a ciência e a profissão contábil, mas não vai se restringir a isso. Queremos estar envolvidos diretamente nas discussões de matérias relacionadas ao Código Comercial e às áreas tributária, fiscal, trabalhista, previdenciária, e tantas outras ligadas à nossa profissão", contou Manoel. O vice-presidente também reforçou que a Frente servirá para que a classe possa apresentar sugestões, dar suas opiniões e assessoramento aos parlamentares, sejam eles deputados ou senadores. "Além de cooperar com a defesa dos interesses da Contabilidade brasileira, essa Frente que se formou abre novas possibilidades de colaborar com o desenvolvimento sustentável do país", finalizou.

O CFC agradece o apoio dos 232 deputados e 13 senadores que colaboraram para essa conquista, em especial ao deputado Júlio César, autor da propositura. No dia 14 de junho, haverá uma solenidade de lançamento da Frente na Câmara dos Deputados.