Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Reunião Plenária de maio detalhou ações realizadas pelo CRCSC


Data: 22 de maio de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes


A apresentação das ações realizadas pela instituição e a aprovação de atas das câmaras do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) foram o foco da reunião plenária on-line realizada na última segunda-feira (15). O evento, conduzido pela presidente da entidade, Marisa Luciana Schvabe de Morais, contou com a presença de representantes do Conselho Diretor, conselheiros, diretores e convidados.

 

A vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais, Michele Patricia Roncalio, foi a primeira a fazer uso da palavra, após saudação da presidente, aprovação da ata da plenária anterior e leitura de avisos de ordem prática. Michele falou sobre as representações realizadas no decorrer do mês, dando destaque para a auditoria realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na sede do CRCSC, em Florianópolis, e do encontro de dirigentes da entidade com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, com foco na criação de uma força-tarefa para a desburocratização de processos públicos. O lançamento internacional do Congresso Brasieliro da Contabilidade durante a cerimônia de posse do Comité de Integración Latino Europa-América (Cilea), em São Paulo também foi evidenciado pela vice-presidente. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício José Satiro de Oliveira, e o secretário da Fazenda do município, Silvio Ribeiro (presidente do Sindicont Litoral SC) se fizeram presentes ao evento, assim como sete VPs do CRCSC.

 

Ainda na área Institucional, Michele demonstrou os resultados alcançados pelo Departamento de Comunicação do Conselho nas últimas semanas, com dezenas de notícias publicadas de forma espontânea pela imprensa de todo o estado, especialmente uma entrevista concedida pela presidente, alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, que foi replicada por cerca de 20 jornais impressos e sites. Por fim, apresentou as campanhas trabalhadas pelo departamento no último mês, como ações no Dia das Mães e na data que celebra a atuação da classe, e a coluna informativa do CRCSC publicada em periódicos de diferentes regiões.

 

A vice-presidente da Câmara de Controle Interno, Liliane Maria Novaes, apresentou números relativos ao desempenho financeiro do CRCSC acumulado de abril do ano em curso, comparando ao mesmo período do ano passado. Receitas, despesas, resultados e saldos bancários também foram detalhados pela vice-presidente.

 

Liliane informou, ainda, que foram definidas as metas do Sistema de Gestão por Indicadores (SGI), relativas ao exercício 2023 - trabalho elogiado pela presidente Marisa, que evidenciou o cuidado de toda a equipe com a pauta.

 

O assunto foi detalhado durante apresentação do vice-presidente de Administração e Finanças, Itelvino Schinaider, com explanação do diretor administrativo Cleber Dias. Ele explicou que os indicadores são aprovados a partir de sugestões do CFC, após a realização de um estudo interno. “As metas foram traçadas a partir de muita análise, fruto de um trabalho intenso construído com muito zelo, , envolvendo as lideranças de todas as áreas do CRCSC”, avaliou o diretor.

 

 

Entre os indicadores estão grau de satisfação dos registrados e funcionários em relação ao CRCSC, participação em eventos de outras entidades, índice de crescimento de registros, ampliação da receita e modernização do parque tecnológico.

 

O vice-presidente da Câmara de Registro, Édio Silveira, informou que o número de profissionais da contabilidade devidamente registrados no Conselho já se aproxima dos 22 mil e que o CRCSC conta com 5.094 organizações contábeis regularizadas. Silveira falou do perfil dos profissionais, cuja faixa-etária predominante está a que vai dos 35 aos 44 anos de idade. Também elogiou a ação do CRCSC Jovem realizada momentos antes da aplicação do Exame de Suficiência do CFC, no dia 07/05 , e anunciou a data da próxima cerimônia virtual de entrega de Registro Profissional, dia 24 de maio.

 

“Eu gostaria de agradecer a presença dos demais vice-presidentes nestes eventos de recepção aos novos registrados. É muito importante a participação dos colegas para responder eventuais dúvidas e dar as boas-vindas a estes profissionais”, disse Silveira.

 

A conselheira Fabiane Maria Serafim Kollross fez a apresentação das ações da Câmara de Desenvolvimento Profissional representando o vice-presidente Dreone Mendes. Ela destacou, entre os eventos realizados, o sucesso do Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, evento on-line com oito horas de duração, entre os dias 25 e 27 de abril, que teve mais de 10 mil visualizações.

 

“Foram cerca de 2 mil inscritos, seis palestras com especialistas renomados, sem contar a apresentação e premiação de trabalhos acadêmicos, que teve mais de 50 inscrições, das quais 33 selecionadas”, pontuou a conselheira.

 

No decorrer do mês foram realizados, ainda, eventos da Câmara Técnica Debate, do Radar da Contabilidade Pública e comissão CRCSC Mulher. A câmara tem cerca de 15 eventos já agendados até julho deste ano, além de termos de cooperação técnica assinados com BSSP, Fepese e Instituto Social Íris.

 

O debate de temas relevantes e contemporâneos que auxiliam os profissionais de Contabilidade no desenvolvimento de suas atividades foi o destaque da apresentação do vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, que demonstrou uma previsão de atividades até dezembro deste ano, na área - inclusive em parceria com entidades como CRCPR e CRCSP, entre outras. A intensa atuação da câmara foi ressaltada pela presidente do CRCSC:

 

“Para se ter uma ideia, só no ano passado, o CRCSC realizou 62 eventos de educação continuada, envolvendo, ao todo, mais de 40 mil participações”, elogiou a dirigente.

 

A atuação da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina foi o foco da explanação do vice-presidente Lecir dos Passos Ghisi. Ele informou o número de agendamentos, notificações, autos de infração e julgamentos realizados no decorrer das últimas semanas.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados