Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Contadora brasileira doutorada em Santa Catarina é a primeira mulher a presidir o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea)


Fonte: Com informações do CFC e Unifor
Data: 9 de maio de 2023
Fotos: CFC
Créditos: Bianca Backes


A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, acompanhada de sete vice-presidentes da entidade, prestigiou a cerimônia de posse da contadora brasileira Maria Clara Cavalcante Bugarim como presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea). O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade de SP (CRCSP), nesta segunda-feira (8) e contou com a participação de diversos representantes de organismos nacionais e internacionais contábeis. Dentre eles, estiveram presentes os vice-presidentes do Cilea: Laura Grajeda Trejo (México); Paula Franco (Portugal); Gustavo Gil Gil (Bolívia); Javier Anaya Lorduy (Colômbia); e Claudio Siciliotti (Itália).

 

A alagoana doutorada em Santa Catarina (confira currículo mais abaixo) é a primeira mulher a presidir a entidade, criada em 1996. Ela havia sido eleita por unanimidade na Assembleia Geral do Cilea, realizada na cidade de Pau (França) em 9 de dezembro de 2022. 

 

“A eleição já foi uma emoção muito forte. Mas sendo empossada no meu país, ouvindo o hino nacional, me senti uma atleta olímpica. O meu muito obrigada a todos pela acolhida. Queremos alcançar o pleno desenvolvimento das ciências contábeis globalmente”, afirmou a nova dirigente em seu pronunciamento.

 

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, reforçou a importância do papel do Cilea para a classe. “A integração contábil entre a América Latina e a Europa é imprescindível para a harmonização da economia e da profissão contábil. O intercâmbio de experiências reduz as barreiras comerciais e financeiras, aumenta a transparência nas transações internacionais, além de promover um ambiente de negócios mais justo e confiável para investidores e empreendedores”, ressaltou Dantas.

 

José Aparecido Maion, presidente do CRCSP, também reforçou a importância do Comitê, em especial, pela gestão estar sendo liderada pelo Brasil. Ele disse que foi uma honra sediar a solenidade e desejou votos de sucesso à nova presidente. “Esta união é uma vitória de todos nós que praticamos a contabilidade e nos fortalece”, disse Maion.

 

Maria Clara foi elogiada e saudada por diversos líderes pelo novo cargo, como o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; o presidente da Asociación Interamericana de Contabilidad (AIC), Héctor Jaime Correa; o contador Francisco Maldonado que representou o board da Ifac; e pelo presidente do Conselho Geral de Economistas da Espanha, Valentín Pich Rosell. Também participaram da posse os vice-presidentes do CRCSC Michele Patricia Roncalio ( Institucional e de Relação com os Profissionais), Lecir dos Passos Ghisi (Fiscalização, Ética e Disciplina), Itelvino Schinaider (Administração e Finanças), Édio Silveira (Registro), Liliane Maria Novaes (Controle Interno), Dreone Mendes (Desenvolvimento Profissional) e Roberto Aurélio Merlo (Câmara Técnica), além do diretor Institucional Claudio Petronilho.

 

Pioneira em cargos de destaque - Conhecida por sua determinação e por quebrar paradigmas, Maria Clara assumiu, ao longo da carreira, cargos até então nunca ocupados por mulheres. Foi a primeira mulher a assumir a Auditoria Geral do Estado de Alagoas, a primeira presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a primeira presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), depois de mais de 60 anos de regulamentação da profissão, a primeira presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), a primeira mulher a ocupar a Presidência da Academia Brasileira de Ciência Contábeis (Abracicon) e, agora, a primeira representante do sexo feminino a presidir o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea).

 

Maria Clara é vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da  Universidade de Fortaleza, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro/ Minho, em Portugal, graduada em Ciências Contábeis, Administração de Empresas (ambas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió) e em Direito (Unifor), tem especialização em Administração de Recursos Humanos e em Auditoria (Centro Universitário Cesmac-Fejal), além de mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/Universidade de São Paulo (USP).

Conheça o novo Conselho de Administração do Cilea

. Presidente: contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim

. Primeiro vice-presidente: Valentín Pich Rosell (Espanha), presidente do Conselho Geral de Economistas

. Vice-presidentes para seus respectivos países:

. Gustavo Gil Gil, delegado da Associação de Auditores ou Contadores Públicos da Bolívia

. Javier Anaya Lorduy, presidente da Federação de Contadores Públicos da Colômbia

. Philippe Arraou, delegado do Conseil Supérieur de l'Ordre des Experts Comptables e da Compagnie Nationale des Commissaires aux Comptes de France

. Claudio Siciliotti, delegado do Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili da Itália

. Laura Grajeda Trejo, presidente do Instituto Mexicano de Contadores Públicos

. Paula Franco, presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados