Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Confira como foi a última noite do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis


Data: 2 de maio de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes e Maitiéli Weber


Power BI e Metaverso foram os temas que encerraram a última noite do 3º Seminário Catarinense do 3° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis “Inovação, Tecnologia e Contabilidade”, na noite desta quinta-feira (27). O evento é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em parceria com instituições de ensino superior de todo o estado.

Caciano Roberto Zanella foi quem conduziu a primeira palestra e refletiu sobre a essência da contabilidade. “A contabilidade é algo muito mais profundo do que fechar um balanço, ou apurar o imposto. O mundo contábil pode proporcionar uma série de oportunidades, pois tudo respira negócio, até mesmo uma instituição sem fins lucrativos precisar analisar como estão suas finanças”, ponderou Zanella que também é palestrante e especialista em Gestão de Produção e Logística.

O professor trouxe situações práticas de Power BI - uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.  E falou sobre como os dados que estão dentro das próprias empresas podem entregar informações valiosas.

“As empresas perdem muito quando abrem mão da clareza da informação que estão dentro das suas estruturas contábeis. E essa é a essência da contabilidade: levar conhecimento às empresas e empresários para que eles tomem as melhores decisões possíveis”, enfatizou Caio, que finalizou sua apresentação destacando que existe um novo tempo na contabilidade, onde é preciso ser participativo e transformador da visão do “antigo contador” para o “novo contador.”

 

Mundo paralelo - O gerente de Estratégia de Inovação para a KPMG & Distrito na Leap, Caio Zen Petisco Fiore, que é engenheiro de produção, especializado em Inovação e Empreendedorismo, com foco em Estratégia, situou os participantes no chamado Metaverso. O palestrante traçou um breve histórico da criação deste mundo paralelo virtual - e explicou como as empresas estão criando seus espaços e se posicionando neste ambiente.

“A ideia de viver em um mundo paralelo digital já permeava o passado, com o lançamento do livro Snow Crash, em 1992, posteriormente com games, orkut, redes sociais e, mais tarde, em 2020, na pandemia, que acelerou o uso de soluções tecnológicas em um momento em que a convivência pessoal estava prejudicada”, explicou Fiore, complementando que trata-se de um movimento tecnológico (avanços, web 3.0, etc.), mas também cultural (games e redes sociais) e econômico (novos modelos de monetização, com moedas virtuais).

Fiore defendeu que ainda há muito a ser feito no Metaverso, que ele considera um mundo ainda em construção, e por isso mesmo com muitos desafios a serem superados e oportunidades: “Como é uma economia virtual em expansão, há oportunidades para contadores, especialmente nas áreas de auditoria e de consultoria”, avaliou o palestrante.

Por outro lado, é um mercado em expansão, um verdadeiro mundo virtual interconectado e ilimitado (não tem limite geográfico) e “extremamente conectado com a vida aqui”, nas palavras do especialista.

“Estudos mostram que 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora do seu dia no Metaverso”, destacou Fiore.

Iniciação Científica - Durante os dois últimos dias de evento, foram apresentados 33 trabalhos acadêmicos - e três deles foram premiados ao final do seminário. Confira:

. A influência dos desastres ambientais nas demonstrações contábeis e no mercado acionário da Vale S/A - de Luan Follador Ballestrin, Daniela Didomênico, Mara Vogt e Leonei Rother

. Perfil profissional do analista fiscal em escritórios de contabilidade da região do Vale do Itapocu - de Maria Josiane Vieira, Josiane de Oliveira Schlotefeldt e Jorge Harry Harzer

. Flua e deixe fluir: intensidade do estado de flow na área contábil - de Naifer Néri, Suzete Antonieta Lizote e Ana Paula dos Santos

 

Um trabalho feito a muitas mãos

Em sua fala de encerramento, a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, comemorou os mais de 8 mil acessos aos conteúdos do Seminário nos três dias de evento, com participantes de todo o Brasil. Agradeceu nominalmente todos os palestrantes e fez uma menção especial aos estudantes que inscreveram trabalhos acadêmicos.

 

“Talvez esse seja o ápice do evento, a participação dos estudantes é primordial, pois é um seminário construído para os estudantes. Todos estão de parabéns, dá um orgulho de ver trabalhos de tanta qualidade”, destacou a presidente.

 

O coordenador do Seminário, coordenador da Comissão do CRCSC de Relacionamento com as Instituições de Ensino e conselheiro do CRCSC, Vitor Paulo Rigo, ressaltou que a organização foi “um trabalho feito a muitas mãos, um conjunto de ideias com contribuição de muita gente”, complementando que o objetivo é ampliar as próximas edições do evento.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados