Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Auditores da Receita Federal apresentam novidades e desafios da declaração do IRPF a profissionais da contabilidade


Data: 31 de março de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes


A responsabilidade do contador para a justiça social no país foi destacada pela auditora fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) Roseli Fabrin, na abertura da Câmara Técnica Debate “IRPF 2023: novidades e desafios - Fique Atento!”. O evento, realizado nesta quarta-feira (29), foi transmitido ao vivo e está disponível no canal oficial do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) no YouTube.

 

Antes mesmo de listar pontos de atenção sobre o tema, ela fez questão de ressaltar a essencialidade da profissão: “A arrecadação de impostos é que proporciona que os serviços públicos sejam prestados aos cidadãos. Então é o trabalho ético do contador que faz com que os brasileiros, mesmo os mais necessitados, tenham acesso à educação, saúde, segurança e, consequentemente, justiça social”, explicou Roseli, que também é contadora e especialista em Direito Tributário. “Pode até parecer óbvio o que estou dizendo, mas quero chamar atenção, pois no dia a dia, muitas vezes, nem nos damos conta”, complementou a auditora, que seguiu com a explanação do conteúdo programático.

 

O também auditor fiscal da RFB Ary Junior Bonissoni Giombelli destacou os principais erros cometidos no preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IRPF). Entre eles, o uso de valores atualizados de bens de direitos.

 

Em nome da presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, o vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, agradeceu a presença dos palestrantes e do debatedor Dalvair Jacinto Angheben, presidente da Fecontesc.

 

Merlo ressaltou, ainda, a importância da declaração do IRPF não ser confiada a leigos, pois “deve ser realizada por um profissional da contabilidade, que é o mais habilitado para prestar este serviço”. A questão também enfatizada pela palestrante Roseli.

 

“É até desafiador falar para profissionais que sabem tanto sobre o assunto, são as mais preparadas e muitas vezes nos avisam de eventuais problemas do sistema”, reforçou a auditora fiscal.

 

O presidente da Fecontesc elogiou a explanação dos palestrantes e agradeceu: “Temas potencialmente complexos ficam fáceis de entender com palestrantes como vocês”, disse Angheben, em suas considerações finais.

 

O evento contou com centenas de participantes, tanto de Santa Catarina como de outros estados. “O nosso objetivo com a Câmara Técnica é trazer temas relevantes como este, para levar formação continuada e atualização aos profissionais da contabilidade”, afirmou Merlo.

 

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados