Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Orientações para o Fechamento das Demonstrações Contábeis foram foco da primeira edição da Câmara Técnica Debate 2023


Data: 1 de fevereiro de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes


“Nós, profissionais da contabilidade, devemos ter um olhar sobre o negócio da empresa para a qual estamos elaborando o fechamento das demonstrações contábeis. O negócio está refletido nos números da empresa”, esta foi uma das primeiras orientações da auditora Adriana Caetano a quem participou da segunda edição do Câmara Técnica Debate 2023.

 

Ela foi a convidada pelo CRCSC para discorrer sobre o tema “Fechamento das Demonstrações Contábeis de 2022: você está preparado para as mudanças e desafios?”. Com experiência de mais de 15 anos na área, Adriana é especialista em normas internacionais de relatórios financeiros, integrante e coordenadora de comitês de auditoria de empresas e instituições de peso. Mesmo com toda a bagagem e experiência (confira o currículo completo abaixo), a especialista afirmou que os profissionais “nunca estão completamente preparados”, já que é sempre necessária a atualização em relação a procedimentos e normas técnicas, legislação, regime de tributação etc.

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube e contou com mais de 600 acessos. A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, realizou a abertura do debate virtual e ressaltou a importância de eventos como este para que a profissão seja cada vez mais valorizada.

 

“Vocês são essenciais para a tomada de decisões nos mais diversos ramos da economia. E para isso é importante a qualificação e atualização constantes”, considerou Marisa, na abertura, saudando os participantes.

 

O vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, falou do papel orientativo e preventivo do Conselho na atuação dos profissionais de contabilidade. Ele colocou, ainda, a entidade à disposição dos registrados para o fornecimento de modelos de contratos, formulários, normativas e eventuais dúvidas.

 

“Estamos aqui para auxiliar os profissionais da contabilidade”, complementou o vice-presidente.

 

Os debatedores desta edição foram Merlo e as conselheiras do CRCSC Marilúcia Soares dos Santos e Gislaine Aparecida Bolsoni Leal de Souza.

 

A gravação da primeira edição do Câmara Técnica Debate 2023 está disponível no canal do CRC no YouTube.

 

Mais sobre a convidada - Adriana Caetano é contadora; bacharel em Administração de Empresas; mestre em Ciências Contábeis; especialista em Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS); atua como membro do Comitê de Auditoria da Suzano, Track & Field, Iguatemi e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); coordenadora do comitê de auditoria da Future Carbon; sócia de uma consultoria com foco em contabilidade e estruturação de áreas de compliance e auditoria interna; atuou por mais de 15 anos em auditoria independente na KPMG em projetos de auditoria e consultoria para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, tendo exercido a função de sócia de auditoria na área de práticas profissionais e de gerenciamento de riscos; membro da Associação Brasileira das Companhias Abertas, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do Woman Corporate Directors; membro do Conselho Consultivo GT IASB, nomeada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC); membro do comitê técnico do Grupo Latino Americano de Emissores de Normas de Informacion Financiera (GLENIF). 

© Copyright 2022 - Direitos reservados