Cerimônia marca entrega de registro a 71 novos profissionais de contabilidade

Data: 27 de janeiro de 2023
Créditos: Bianca Backes

Uma cerimônia virtual, na noite desta terça-feira (24), marcou a entrega do registro profissional a 71 novos contadores e técnicos em contabilidade no estado. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) mensalmente, tem o objetivo de celebrar a chegada dos novos profissionais contábeis. Atualmente, o estado conta com mais de 21 mil profissionais de contabilidade registrados no CRCSC e mais de 5 mil organizações contábeis.

“Sejam bem-vindos a esta profissão cheia de oportunidades. Tenham sempre a certeza de que cada um que está aqui é determinante para o desenvolvimento econômico do nosso país. Este momento é muito simbólico, de celebração!”, saudou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, no início do evento.

Para se registrar, os bacharéis em contabilidade devem se inscrever no exame de suficiência, que é realizado duas vezes a cada ano. Se aprovados, podem dar entrada na documentação. Técnicos em contabilidade que tenham concluído a sua formação até 14 de junho de 2010 também podem solicitar a regularização junto ao CRCSC. Com o registro em mãos, ficam aptos a exercer a profissão contábil em todo o território nacional.

O vice-presidente da Câmara Registro do CRCSC, Édio Silveira, reforçou que o papel do Conselho é registrar, fiscalizar e estimular a educação profissional continuada.

“Nosso compromisso é tornar a nossa profissão cada vez mais valorizada. Somos profissionais que fazem a diferença, essenciais nas mais diversas esferas da economia brasileira”, disse o dirigente.

Após a entrega virtual das carteirinhas de registro, os novos profissionais juraram compromisso com a responsabilidade, respeito às normas técnicas e ética no desempenho das funções. O juramento foi lido pela contadora Andreza Cantelli Cordeiro, de Videira.

O registro no CRCSC também dá acesso a inúmeras possibilidades de qualificação (eventos, cursos, palestras, workshop etc.), assim como convênios com instituições de ensino. A necessidade de constante atualização foi enfatizada pelo vice-presidente da câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, aos novos colegas:

“A responsabilidade dos profissionais da área contábil é imensa, por isso a constante qualificação técnica, facilitada pelo CRCSC, é essencial”, reforçou Ghisi.

Campos de atuação - A vice-presidente da Câmara de Controle Interno, Liliane Maria Novaes, destacou que o profissional de contabilidade é necessário em todas as áreas, seja no âmbito público ou privado, e está em falta no mercado.

“Temos muitos campos para atuar. Todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, grandes, médias, pequenas ou as formadas por um único empreendedor, precisam de um profissional contábil”, avaliou, durante a cerimônia, parabenizando os novos colegas pela excelente escolha.

Em conversa informal com os novos profissionais, após o evento, o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, falou sobre a importância do associativismo e da união dos profissionais contábeis para o fortalecimento da categoria, começando na sua própria cidade.