Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Imposto de Renda 2025: mudanças, prazos e a importância dos profissionais da contabilidade


Data de Publicação: 20 de março de 2025
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro


A Receita Federal começou a receber, a partir desta segunda-feira (17/3), as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O prazo de entrega vai até 30 de maio. 
Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a uma multa, cujo valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido, o que pode gerar um impacto significativo no orçamento dos inadimplentes.
Neste ano, a declaração do Imposto de Renda traz algumas mudanças importantes para facilitar o seu preenchimento e entrega. Houve exclusão dos campos título de eleitor, consulado/embaixada (quando residente no exterior), além do número do recibo da declaração anterior - no caso de declaração online. Também foram promovidas mudanças na ficha de bens e direitos, incluindo a criação de seis novos códigos para bens; assim como 13 bens tiveram o nome ajustado, para facilitar o entendimento. Além disso, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será liberada totalmente apenas no dia 1º de abril, diferentemente do que ocorria nos anos anteriores.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, ressalta a importância de contar com um profissional da contabilidade na hora de fazer a declaração. "A declaração do Imposto de Renda exige atenção a diversos detalhes, principalmente com as mudanças recentes e que podem impactar diretamente o contribuinte. Por isso, contar com um profissional especializado não só ajuda a evitar erros e penalidades, mas também pode garantir um melhor aproveitamento das restituições e benefícios fiscais disponíveis”, explica Marisa.

 

 






Card IR 2025 2.png