Seminário sobre IFRS para Pequenas e Médias Empresas acontece em Joinville

Data: 6 de outubro de 2010

\"\"

Joinville irá sediar, no dia 25 de outubro, uma das etapas regionais do Seminário sobre IFRS para Pequenas e Médias Empresas, que estão sendo realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade com o objetivo de disseminar em todo o país as Normas Internacionais de Contabilidade (Internacional Financial Reporting Standards – IFRS). Em Santa Catarina, o evento será realizado pelo CFC em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e Martinelli Auditores, com o apoio da Fecontesc e dos Sescons Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.

O Seminário - que terá uma formatação compactada em relação à edição nacional - acontecerá no Hotel Bourbon, se estendendo das 10 horas às 17 horas, com intervalo para almoço, conforme decisão tomada em reunião realizada na terça-feira, em Joinville, que contou com as presenças dos presidentes do CFC, Juarez Domingues Carneiro, do CRCSC, Sérgio Faraco, e do Sescon SC, Elias Nicoleti Barth, bem como da vice-presidente do CRCSC, Marisa Schwabe de Morais, do sócio diretor da Martinelli Auditores, Alfredo Hirata, de Célia Schwindt, do CFC, e da presidente do Sindicont Joinville, Gilda Nessler, no ato representando a Fecontesc.

O Brasil, aderindo à tendência mundial, começa a exigir a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (Internacional Financial Reporting Standards - IFRS) das empresas brasileiras a partir de 2010. Esta exigência não está restrita a grandes empresas, companhias abertas e instituições financeiras, mas, também, a pequenas e médias empresas que, mesmo sendo de capital fechado, estejam obrigadas pelo Código Civil, a apurar suas demonstrações anuais.

O padrão IFRS é adotado, atualmente, por cerca de 110 países e, aproximadamente, por 100 milhões de pequenas e médias empresas no mundo. Diante dessa realidade, é importante que, no Brasil - onde 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas -, os empresários desses segmentos estejam conscientes da necessidade e, principalmente, das vantagens de se manter a contabilidade de acordo com as normas internacionais. A adoção do IFRS pelas PMES possibilitará a elaboração de demonstrativos com um padrão de transparência contábil de alto nível.