Presidentes dos CRCs participam de Seminário de Gestão no CFC

Data: 20 de agosto de 2010

Na abertura do evento, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, destacou alguns temas que constam da pauta do Seminário, como a aplicação da Lei nº 12.249/10, a Campanha SOS Santana do Mundaú (AL) e Água Preta (PE) e a implantação da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 19.41 - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, entre outros.

Logo após a sanção da Lei nº 12.249, em 11 de junho passado, o CFC instituiu uma comissão para estudar as alterações que a nova legislação aplica ao Decreto-Lei nº 9.295/46, a lei de regência da profissão contábil.

"Essa nova lei representa uma página consagrada da história do Sistema CFC/CRCs", afirmou Juarez Carneiro, explicando a necessidade de todos os Regionais contribuírem, neste momento, para as ações de implementação da legislação. "Vamos discutir sobre a Lei nº 12.249 e agregar as contribuições dos Conselhos Regionais ao trabalho da nossa equipe", destacou.

O presidente do CFC também discorreu aos presentes sobre os objetivos da campanha SOS Santana do Mundaú (AL) e Água Preta (PE), solicitando a colaboração dos presidentes dos CRCs quanto à divulgação da campanha aos contabilistas de seus estados.

Contando com a colaboração da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Fenacon e Sescon/SP, o CFC lançou recentemente uma campanha que visa à arrecadação de recursos financeiros para a construção, por meio de mutirão, de 100 casas em Santana do Mundaú (AL) e em Água Preta (PE), cidades que foram arrasadas pelas enchentes ocorridas no mês de junho. "Esta é uma oportunidade que temos de ajudar os habitantes dessas cidades a reconstruírem suas casas", afirmou.

Em relação à implantação da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 19.41 - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, Juarez Carneiro abordou a realização do seminário para formação de multiplicadores, realizado no início de agosto, no Rio de Janeiro, em parceria do CFC com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fenacon, Sebrae e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A NBC T 19.41 teve origem no Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), elaborado com base na IFRS for SMEs do International Accouting Standard Board (Iasb). Segundo o presidente do CFC, estão sendo agendados com o Iasb seminários em outros estados para a disseminação do conteúdo e formação de multiplicadores.

Comunicação CFC