Free cookie consent management tool by TermsFeed
Impressos / Livros

A Evolução Histórica dos Cursos de Contabilidade em Santa Catarina

VERSÃO PDF

Categoria: Livros
Publicado em: 01/06/1999
Edição: 1ª Edição

O livro que você tem nas mãos está destinado a tornar-se uma fonte de referência de estudos e pesquisas para estudantes e profissionais da área de contabilidade.

Nasceu de uma exigência curricular para conclusão do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí, do formando Lourival Pereira Amorim, na forma de monografia que se destacou pela qualidade de seu conteúdo, sendo inclusive premiado com honra ao mérito de melhor monografia do Curso de Ciências Contábeis.

Tomando conhecimento de seu conteúdo, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina decidiu transformá-lo em um livro, recompensando, dessa forma, o esforço do contador e incentivando outros estudantes a seguir seu exemplo.

Congratulo-me com o contador Lourival Amorim pela dedicação e persistência que o levaram a remontar um passado bem distante e trazer-nos toda a história, toda a origem da ciência contábil, fazendo um paralelo com o presente e prognosticando sua postura num futuro próximo, cujas raízes já se encontram fincadas nos dias de hoje.

A história da contabilidade em Santa Catarina, narrada pelo contador, vem entremeada de episódios curiosos, onde se encontra registrada a luta abnegada de nossos antecessores, os chamados guarda-livros, que, num simples mas persistente trabalho, conseguiram elevar e destacar a profissão do contabilista.

Hoje observo que há uma preocupação maior com a parte técnica da contabilidade, quando, no meu entender, deveria se dar mais atenção à teoria e à história para que, a partir daí, obter-se o embasamento na técnica. O que carece em qualquer profissão é a falta da leitura para uma melhor compreensão dos fatos, possibilitando um retorno com idéias novas.

Sou testemunha da profundidade deste trabalho, onde o contador, na sua volta ao passado, presenteou-me com o Termo nº 49 do Livro de atas da Escola de Comércio de Santa Catarina, datada de 15 de dezembro de1938, em que consta o registro de promoção e conclusão do curso de Contabilidade do meu saudoso pai, Colombo Faraco.

Tenho a certeza que este livro permitirá fazermos uma reflexão acerca do papel do profissional da contabilidade na sociedade catarinense.







A Evolução Histórica dos Cursos de Contabilidade em Santa Catarina
© Copyright 2022 - Direitos reservados