Inscrições para o Exame de Qualificação Técnica vão até o dia 06 de fevereiro

Fonte: CFC
Data: 2 de fevereiro de 2023
Créditos: Maitieli Weber

As inscrições para o Exame de Qualificação Técnica (EQT) do CFC se encerram às 14h da próxima segunda-feira (6). Essa será a 24ª edição da prova para auditores e a 7ª edição para peritos.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). O edital foi publicado no dia 19/12/22, no Diário Oficial da União.

O que é o Exame?

As provas do EQT para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Específica para o Banco Central do Brasil (BCB), Específica para a Superintendência de Seguros Privados (Susep), Específica para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Perícia Contábil – avaliam o conhecimento e a competência técnico-profissional dos contadores que pretendem atuar como auditores independentes nas organizações reguladas pela CVM, pelo BCB, pela Susep, pela Previc; e que pretendem obter o registro no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) do CFC, ou ainda, na área de perícia contábil.

A quem se destina?

Aos contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exercem ou pretendem exercer a atividade de auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

Quais atos normativos regulamentam o Exame?

Regulamentado pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC PA 13(R3), NBC PP 02 e Instrução Normativa CVM nº 591/17.

Quem é responsável pela aplicação do Exame?

O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE). Essa Comissão é composta por membros indicados pelo CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Com que frequência acontece o Exame e quando as provas são aplicadas?

Deve ser aplicado pelo menos uma vez por ano – ou mais de uma vez, a critério do Plenário do CFC –, em dia, data e hora fixados no Edital pelo CFC. As seis provas são aplicadas em dias consecutivos, geralmente, no mês de agosto.

Onde são realizadas as provas?

As provas são realizadas nas unidades da federação onde existem candidatos inscritos.