Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público encerra evento presencial e aposta em inovação da informação


Data: 11 de novembro de 2022
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público, um dos maiores eventos de contabilidade pública de Santa Catarina, aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro, de forma presencial, na sede do CRCSC. O evento oportunizou a troca de conhecimentos, ideias e experiências, além de trazer para o debate atualizações sobre os assuntos abordados. 

Mais de 160 pessoas, de 7 estados brasileiros e de 55 municípios catarinenses fizeram parte do evento. Além disso, 21 profissionais palestrantes e moderadores realizaram cerca de 12 horas de conteúdos distribuídos em 2 painéis e 6 palestras. 

Em 2022, o evento teve como tema “Inovação e evolução de informação”, com palestras de assuntos como: procedimentos contábeis, cases de evolução digital, notas explicativas e novos ementários. Para conferir cada uma das palestras, clique aqui.

A última palestra do dia encerrou com uma programação intensa, e debates que vieram para tornar a contabilidade pública ainda mais estruturada e organizada para os participantes, confira:

Palestra “Transformação Digital no Setor Público: o case da Contadoria Geral de Joinville”

Três nomes guiaram a palestra que debateu o case de Joinville, os palestrantes Ketty Elizabeth Benkendorf  (coordenadora da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e contadora na Contadoria Geral do Município de Joinville) e Caio Pires do Amaral (gerente da Unidade de Gestão da Arrecadação na Secretaria da Fazenda de Joinville/SC) e o moderador Daniel Elias Becker (membro da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e contador do Instituto Federal de Santa Catarina).

“Vamos tratar de como se deu toda essa etapa de transformação na Contadoria Geral de Joinville, da visão estratégica, visão administrativa, modelo de gestão, processo de diagnostico, gerenciamento de projetos e o resultado disso, que foi uma nova contabilidade digital”, comentou Ketty, passando em seguida a palavra para Caio.

O gerente da Unidade de Gestão da Arrecadação na Secretaria da Fazenda de Joinville/SC trouxe, para o público, uma explanação acerca de todo o processo de reestruturação e inovação do município: “Vamos pontuar, nessa palestra, sobre a extinção do modelo fundacional e da reforma administrativa. Essa transformação digital de Joinville foi consequência de dois fatores: desejo e obrigação.  Queríamos ter um novo padrão de gestão de contabilidade.”

Ketty retomou a palavra e falou acerca do estranhamento inicial da junção de contabilidade e gerenciamento de projetos: “Essa mistura é necessária. A nova contabilidade digital possui vários aspectos, como otimização de processos de emissão documental; publicações legais assinadas e publicadas eletronicamente; extinção de lançamentos contábeis, criação da área de Governança, Riscos e Compliance”. Em seguida, encerrou o tema, abordando os três pilares do case de transformação digital: processos, tecnologia e pessoas.

O moderador, Daniel Becker, agradeceu a presença dos palestrantes e pontuou: “Observamos a paixão que vocês falam sobre o assunto, e percebemos, com o que foi falado aqui, que a contabilidade e o perfil do contador estão mudando, estamos assumindo cargos de gestão dentro das organizações e isso é muito importante.”

O 6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público foi realizado pela Comissão de Contabilidade Pública do CRCSC, contou com a coordenação da vice-presidente Institucional e de Relação com o Profissional do CRCSC e Secretária Adjunta da Fazenda de Santa Catarina, Michele Patricia Roncalio e seus patrocinadores foram: patrocínio diamante, Betha, GOVBR e Minsait e patrocínio ouro, IPM.

Confirma mais sobre o evento clicando aqui.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados