Câmara Técnica Debate do CRCSC abordou sobre as Inovações dos serviços da JUCESC

Data: 7 de novembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

As “Inovações, simplificação e apoio ao profissional da contabilidade de SC da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina” foi tema da Câmara Técnica Debate realizada no dia 27/10 pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. O evento foi transmitido pelo canal oficial do CRCSC no Youtube e contou com a participação do presidente e do diretor de administração da entidade.

Para iniciar a abertura do encontro, o vice-presidente técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, destacou o objetivo do projeto. “A Câmara Técnica Debate visa desenvolver a cultura e o estudo das normas contábeis aplicados ao exercício profissional e legislação vigente na atuação do profissional da contabilidade, buscando o desenvolvimento e o fortalecimento da valorização da profissão contábil”, pontuou Merlo.

Na sequência, o vice-presidente apresentou os palestrantes e debatedor.  Juarez Domingues Carneiro, presidente da JUCESC, ex-presidente do CFC e ex-presidente do CRCSC, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre a importância da entidade na relação com os profissionais. “Queremos aproveitar essa oportunidade que temos para aperfeiçoar todos os mecanismos e o relacionamento contributivo entre os profissionais da contabilidade e a Junta Comercial”, explicou o presidente da Junta, afirmando que, por meio desse fortalecimento, a JUCESC acaba se tornando uma parceira no desenvolvimento no ambiente de negócio no Estado de Santa Catarina.

Juarez também disse que a Junta tem no profissional da contabilidade um elo muito importante e, acima de tudo, uma fonte permanente de informações que servem para aperfeiçoar os trabalhos da Junta Comercial em SC. “Iremos conhecer informações sobre a JUCESC, que hoje é uma referência no país, além de entender as informações sobra dados quantitativos e em relação à legislação que permeia algumas das ações da Junta Comercial”, reiterou.

O presidente ainda explicou que hoje a Junta é 100% digital e tem procurado ao longo dos anos aperfeiçoar a simplificação e os processos, tornando-os mais rápidos e menos burocráticos: “Maior agilidade nos aspectos que dizem respeito à orientação e ao fluxo de trabalho quem interface com o profissional da contabilidade”, pontou.

Luciano Kowalski, vice-presidente da Junta, salientou a importância da parceria entre JUCESC e as entidades contábeis. “Toda essa simplificação, digitalização de documentos têm contribuído muito com o dia a dia do profissional da contabilidade. A Junta está sempre aberta ao usuário, a ouvi-lo. A casa é do cidadão, é do empreendedor”, enfatizou. E, juntamente com o diretor de administração da JUCESC, fez a explanação sobre o tema do evento, pontuando as inovações da JUCESC, trazendo o número de empresas ativas no estado e apresentando um comparativo entre os anos 2019, 2020, 2021 e 2022, destacando a alta de 42% nos negócios.

Diego falou sobre as normativas e leis: “Estou aqui representando a todos, sendo tão somente um facilitador de todas as informações de nossa diretoria de registro mercantil, secretaria geral, toda a nossa equipe técnica formada com alto padrão de conhecimento”, comentou, que fez questão de destacar o importante trabalho realizado pelo diretor de registro mercantil da JUCESC, Deoclesio Beckhauser.

O palestrante destacou alguns tópicos, como a Instrução Normativa DREI nº 81 e nº 82; objeto social e entidades; mudanças em dados pessoais dos sócios; transferência de sede para outra unidade da federação, abertura, alteração ou extinção da filial.

Ao final, os participantes abriram espaço para perguntas e respostas. O evento contou com mais de 400 visualizações até o momento e está disponível na Íntegra, clicando neste link.